Comprar um apartamento na planta possui diversas vantagens. Oferecer melhores preços, ter a possibilidade de modificar algum cômodo e mais condições de financiamento são algumas delas. Porém, o fato do imóvel ainda não estar pronto pode causar algumas inseguranças no comprador.
Esse fato ocorre, pois, na maioria das vezes, os estandes com decorados, maquetes ou ilustrações oferecidas pelas construtoras não são suficientes para construir uma noção do espaço. Isso porque os apartamentos podem ter diferenças entre si, dependendo do andar e da posição do prédio em que estiverem.
Por isso, nós separamos três dicas do que analisar em uma visita em um apartamento na planta! Confira:
1 – Entenda o que é uma planta baixa!
Apesar de parecer simples (o imóvel visto de cima, sem o teto), a planta baixa pode ser difícil de ser analisada pelos leigos. Sendo assim, ela é um desenho da disposição dos cômodos, pisos, ambientes internos e externos e seus acessos. Alguns ainda podem ilustrar o apartamento já mobiliado, a fim de oferecer uma percepção melhor do espaço.
2 – Localize os principais elementos!
Comece decifrando os lugares mais comuns. Os cômodos são os mais fáceis de localizar, porque geralmente são nomeados no desenho. Já traços grossos representam as portas e os arcos indicam o sentido e comprimento de sua abertura.
3 – Analise o aproveitamento do espaço!
Esse fator é muito importante, principalmente em apartamentos pequenos, no qual é relevante que os cômodos sejam bem distribuídos para garantir o bom aproveitamento. Confira se as proporções das áreas úteis são maiores do que espaços de circulação, por exemplo, que em geral não precisam ocupar tanto espaço assim.
Sendo assim, podemos concluir que pequenos macetes te ajudam a analisar de maneira eficiente as plantas baixas, fazendo com que você consiga ter mais noção de seu futuro lar. Além disso, com essas percepções, fica mais fácil de imaginar e criar uma decoração mais bacana e planejada.
Gostou das dicas? Venha ver o Edifício Euro e conheça o seu futuro lar!