J&R Incorp

Vale a pena antecipar as parcelas do financiamento?

O financiamento imobiliário é um poderoso aliado para quem quer realizar o sonho da casa própria. Realizado por diversas instituições financeiras, na prática, ele funciona como crédito.

Bancos pagam ao vendedor a quantia que quem compra quer financiar e, a partir daí, o comprador deve pagar o banco que quitou sua dívida, com os juros sendo o preço pelo empréstimo.

No Brasil, existem duas maneiras mais populares de calcular as parcelas do financiamento. A primeira é por meio da tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), em que a cada parcela paga, o principal diminui e os juros também. A segunda é pela Price, onde o valor da prestação é constante e, com o passar do tempo, a dívida principal vai compondo a mensalidade.

Diante disso, muitos compradores muitas vezes se perguntam: vale a pena antecipar as parcelas do financiamento?

A resposta depende de caso a caso, mas, na maioria das vezes, pode ser uma vantagem. Neste momento, é preciso pensar com cuidado e fazer as contas. Além do volume de dinheiro que você pretende usar na transação e o saldo da dívida, a análise do indexador de reajuste do contrato de financiamento é essencial.

Ao antecipar, você pode pagar as últimas parcelas, o que vai reduzir significativamente os juros pagos ao longo do contrato ou então manter o número de parcelas e diminuir o valor da mensalidade para um valor que caiba melhor no orçamento.

No geral, a prática é uma ótima ferramenta para o consumidor que tem condições de fazê-la. É possível tirar muitas vantagens e, além de tudo, é um processo que pode ser feito de maneira simples e rápida.

Gostou das dicas? Conheça o Edifício Euro e venha realizar o sonho da casa própria!

Deixe um comentário